MAESON COM UM "E"


"Atente-se a grafia do nome, do contrário, você poderá se perder ou embarcar no navio errado. Conheça Matt Maeson, com um E."


Para a maioria das pessoas, é muito difícil expressar sentimentos. Mais ainda, é expressá-los de forma precisa, usando as palavras e gestos certos. Normalmente, nós exercitamos essa "habilidade" através do exemplo de outros, como: lendo algo que outra pessoa escreveu, prestando atenção no diálogo de algum filme ou mesmo ouvindo atentamente a letra de uma música. Esse tipo de problema, no entanto, não parece afetar Matt Maeson, nosso Artista da Semana.

Como ficará evidente nos próximos parágrafos, Matt não apenas domina a arte da coerência; ele também é um excelente storyteller, capaz de criar empatia em seus ouvintes enquanto compartilha exitosamente com eles cada sentimento pretendido.

 
Source: @mattmaeson (Matt Maeson's Instagram Account)

De uma infância pouco convencional a uma turnê pelos Estados Unidos, como atração principal, a história de Matt nos mostra que mesmo quando o caminho é cheia de pedras, ainda podemos chegar ao destino desejado se calçarmos os sapatos adequados.




Maeson nasceu em Norfolk, Virginia, mas cresceu viajando ao redor dos Estados Unidos com seus pais, que tinham uma banda e comandavam um ministério cristão. Eles se apresentavam em prisões de segurança máxima e rallies de motocicleta, espalhando sua fé. Matt diz que começou a tocar bateria com 2 anos de idade, mas que, apenas aos 15 começou a compor suas próprias músicas; já que, quando mais jovem, seus pais não permitiam que ele ouvisse rock (que é de onde vem a maior parte de sua inspiração).

Hoje em dia ele é cantor e compositor e, de acordo com sua página no Facebook suas principais influências musicais variam desde Johnny Cash, Kurt Cobain e Jeff Buckley a Jim Morrison, The Beatles, Andy Hull e outros.




Um Começo Turbulento
Pouco se sabe sobre as primeiras experiências de vida e trabalho de Matt depois que deixou a banda de seus pais. Sua carreira solo, contudo, começou quando ele colocou algumas de suas canções na plataforma SoundCloud; lá, as pessoas gostaram de seu som e compartilharam, o que eventualmente o fez conquistar um contrato com a gravadora Neon Gold/Atlantic Records, com a qual ele está até hoje.

Com uma sonoridade rica, bem diferente da maioria das músicas contemporâneas, é difícil  classificar as canções de Matt em um gênero musical. De qualquer forma, este é geralmente referido como indie, acústico e alternativo.

Depois de assinado o contrato, Matt partiu em sua primeira turnê como atração principal, nos Estados Unidos. A turnê foi realizada com a colaboração da Communion, uma companhia de música independente, formada por Ben Lovett (Mumford & Sons) e Kevin Jones (Bears Den). Maeson dirigiu de casa de show em casa de show sozinho, em seu hotel móvel, também conhecido como Hyundai; escrevendo o que se tornaria seu primeiro EP: Who Killed Matt Mason.




Até o momento de postagem deste artigo, Matt lançou alguns singles, bem como seu EP de estreia. Who Killed Matt Maeson, lançado em Março de 2017, contém 6 canções: Grave Digger, Cringe, Me And My Friends Are Lonely (Um Fato Curioso sobre ela: Como já sabemos, Matt dormiu em seu carro durante a turnê americana. Dessarte, em uma dessas ocasiões, enquanto estacionado para garantir seu sono da beleza; Maeson viu um Wendy's velho e abandonado (rede de lanchonetes de fast-food) e pensou que seria mais confortável para ele dormir nesse local. Então, pegou suas coisas e foi para lá. Durante sua estadia, ele encontrou inspiração e escreveu essa música), Straight Razor, Tribulation e Twenty Twelve (que foi realmente composta em 2012).

Em seu site, podemos encontrar um trecho que sumariza perfeitamente a temática do EP: "Como em todas as músicas de Matt, ele se pergunta as mesmas questões que sua vida perguntou sobre desespero, redenção e amor."


Tribulation
Como um dos principais tracks de Who Killed Matt Maeson, Tribulation é caracterizado pela voz forte, meio rouca e cheia de sentimento de Matt, excelente arranjos de guitarra e progressão de acordes, misturados com uma combinação única de batidas pop. Sua letra também é impactante, como pode ser lido neste trecho retirado da Paste Magazine (que tem por fonte: https://www.pastemagazine.com/articles/2017/03/matt-maeson-tribulationmp3.html): "Tribulation é uma música sobre duvidar de si mesmo. Sentir-se inferior porque você não entende algo o suficiente. Neste caso, esse algo é o amor", diz Maeson. "É fácil convencer-se que não adianta mais tentar encontrá-lo porque você não sabe lidar com ele mas a verdade é que, é o amor, e ninguém entende o amor."


Cringe
Sendo a faixa mais conhecida de Matt, conferindo-lhe posições importantes em algumas das playlists Viral do Spotify (do Reino Unido e Global), e estando também contida em seu EP de estreia, Cringe nos envolve de maneira impressionante. Com a voz cheia de "alma" de Matt, é quase impossível não se sentir no lugar do protagonista da canção. Você consegue sentir cada pedacinho de dor, de coração partido e confusão. As boas pegadas de guitarra também contribuem bastante para esse efeito imersivo. Durante toda a música, é como se pudéssemos tocar, com a ponta dos dedos, a honestidade poderosa e crua com a qual essa canção parece ter sido feita.

 
Um ótimo ano para Matt Maeson!
(Source: @mattmaeson - Matt Maeson's Instagram Account)


Se você gostaria de conhecer um pouco mais sobre Matt, confira este video, onde ele se apresenta (apenas disponível em inglês):



Você pode contactá-lo e acompanhar seu trabalho por:
Facebook: Matt Maeson
Website: http://mattmaeson.com/
Twitter: @mattmaeson
Instagram: @mattmaeson


O que vocês acharam da viagem desta semana? Compartilhem suas opiniões, sugestões e pedidos conosco pelo Instagram @themusicalexpedition ou pelo Facebook The Musical Expedition.

Nos vemos semana que vem!


via GIPHY

Aqui esteve sua capitã, A., redigindo esta mensagem,

Câmbio. Desligo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falem conosco!