A ALVORADA

O mais aguardado dos dias finalmente chegou! Conheça  Ten Tonnes, o artista que inspirou a criação do Expedição Musical.


Olá navegantes! Hoje é o grande dia! Um muito especial para nós, de fato. Sabe, depois de assistir online a apresentação de um certo artista, surgiu a ideia de criar o Expedição Musical. Depois de brincar com a ideia por um tempo e amadurecê-la melhor, nosso website finalmente saiu. Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse a aba Sobre Nós!

(Source: His Instagram Account)

Quando ouvi “Lucy” pela primeira vez, lembro de ter pensado como essa música era boa e o quanto eu queria que todo mundo a ouvisse também. A partir desse momento, eu comecei a me questionar sobre o porquê dela não ser ainda um grande sucesso, o que eventualmente me levou a fazer outras perguntas, como "por que a maioria das músicas que eu gosto não são populares ainda, mesmo sendo tão incríveis?". Desde então, venho pensando em formas efetivas para tentar ajudar artistas em geral, novos ou com mais tempo de carreira, profissionais ou não, que estão por aí, sendo corajosos, seguindo seus sonhos e embalando com louvor a trilha sonora das nossas vidas, a terem o reconhecimento e a atenção que merecem.



Como ele foi a fonte inspiradora para nosso website passar de uma ideia á realidade e para ser o que é hoje, nós pensamos em apresentá-lo como o primeiro artista abordado aqui. Contudo, eu queria escrever sobre ele em uma ocasião mais importante e significativa. Por isso, Senhoras e Senhores, para celebrar a décima postagem do Expedição Musical (como o tempo passa rápido!) e para começar o ano com o pé direito, eu vos apresendo nosso primeiro artista de 2018:  TEN TONNES!

Sempre tentamos manter as coisas o mais profissionais e concisas por aqui, mas hoje não será possível pessoal, UMA FÃ FOI LIBERADA, apertem os cintos!


Ten (Maravilhoso) Tonnes, é também conhecido como Ethan Barnett. Suas experiências musicais começaram bem cedo, já que cresceu em uma casa repleta de instrumentos musicais e canções sendo tocadas (tanto por seu pai, quanto pela rádio). Aos 9 anos, ele começou a tocar bateria mas não gostou muito, o que fez com que, cinco anos depois, ele desse uma chance ao violão e fizesse deste seu instrumento principal.

Ethan começou estudando Produção Musical na faculdade, esperando que isso o trouxesse mais oportunidades de se apresentar em público. De acordo com algumas entrevistas, ele não conseguiu nenhuma, o que o fez decidir a voltar a sua cidade natal, Hertfordshire, largar o curso e começar a tocar na noite por conta própria, em noites de Open Mic. Conforme o tempo passou, o rapaz outrora "super tímido" se tornou mais confiante e aprimorou suas técnicas de composição.



Em 2016, ele lançou seu primeiro EP, chamado “Lucy”, com as canções: “Stop”, “Subtle Changes” e a homônima “Lucy”. Lucy é um forte EP de estreia, recheado de personalidade e que mostra aos ouvintes um pouco da direção que Ethan pretende conduzir seu trabalho.

Ele tem apenas 21 anos mas já conquistou a atenção de importantes estações de rádio como a britânica BBC Radio 1. Barnett também se apresentou em alguns festivais como o Reading Festival e o Dot-to-Dot.




Uma das coisas que mais gosto sobre o Ten é que, ainda que em muitas entrevistas ele diga não ter escolhido seu nome por nenhuma razão especial além de querer ser diferente; este foi muito feliz em sua escolha, já que seu nome artístico não é apenas legal, é memorável e parece combinar bastante com sua personalidade no palco.

Outra coisa especial sobre ele são suas melodias. As letras de suas músicas são boas, e, sinceramente falando, ainda podem ser mais aprimoradas, mas, o acompanhamento instrumental delas é maravilhoso. Inovativo, mesmo que com  claras influências dos anos 70 e 80. É como se ele criasse músicas originais mas que de alguma forma nos remetem a outra era.



Algo que suas canções, em geral, também tem em comum são: sons distintos. Seu estilo musical tem uma vibe indie, especialmente em seu primeiro EP. No segundo, “Born to Lose” percebemos uma batida muito mais puxada para rock clássico. Ainda assim, em ambos, experimentamos sons criativos e inusitados, o que mostra que, além de cantor e compositor ele é um ótimo musicista com profunda sensibilidade para tons melódicos.

Se você gosta de The Kooks, vai adorá-lo, especialmente no Lucy. Isso foi o me que atraiu de primeira á música dele, a similaridade de sua voz com a de Luke Pritchard. Ou seja, aqui vai uma recomendação para vocês também, fãs dos Kooks!



Eu me exaltei muito? Espero que não. E, se sim, por favor, me perdoe. Para ajudá-lo nisso, confira o canal dele no YouTube: Ten Tonnes e seu website. Depois de ouvir 10 minutos do seu trabalho, eu garanto que da próxima vez, você estará tão empolgado(a) quanto eu.

E então capitães? O que vocês acharam da viagem da semana? Têm sugestões? Perguntas? Vocês já sabem como funciona, comentem na seção abaixo ou nos mandem mensagem pelo @themusicalexpedition (Instagram) ou The Musical Expedition (Facebook).

Nos vemos na próxima!

Aqui escreveu A., capitã-chefe do Expedição Musical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falem conosco!